Caminhar pela cidade sem rumo ou sem preocupação, flanar, nas palavras de Baudelaire, é divagar pelo espaço urbano e apreciar suas sutilezas. Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades. Desde a sua 1ª edição, o Rolé já caminhou por mais de 100 km da cidade, revelando personagens, fatos e acontecimentos marcantes ao longo da história do Rio.

Voltado para cariocas e turistas, o projeto tem como principal meta promover passeios guiados por historiadores irreverentes em diversos bairros da cidade. Ao longo de cada ano, acontecem de 8 a 10 passeios gratuitos. O objetivo principal do projeto é difundir para preservar entre moradores, estudantes e turistas, a história da cidade e de seus bairros, proporcionando um ambiente multidisciplinar de aprendizado, promovendo o diálogo entre a população, o espaço urbano e a memória da cidade. O Rolé contribui para a produção de conhecimento sobre bairros históricos já bem conhecidos (Urca, Catete, Centro), e outros menos difundidos nos roteiros tradicionais, como Madureira e Santa Cruz.

Em 2017, a 5ª temporada do Rolé Carioca apresenta mais 6 roteiros e posiciona-se como um sistema integrado de comunicação de conteúdos histórico-culturais do Rio de Janeiro, que reúne hoje um acervo de informações sobre o patrimônio histórico da cidade. Desta forma, o projeto viabiliza, além dos passeios, o surgimento de ações de difusão dessas informações, através das redes sociais e de um site com entrevistas, dicas e todos os roteiros já realizados.

Os passeios estimulam a mobilidade e a sensibilização do olhar e são conduzidos por informações relevantes sobre a identidade cultural do Rio e do carioca, estimulando o senso de pertencimento e reconhecimento da cidade. Guiados por professores do curso de história da Estácio, os passeios são gratuitos e os participantes acompanham o roteiro por meio de um guia ilustrado contendo as principais informações sobre cada ponto visitado. O GRANDE DIFERENCIAL É O ESPÍRITO DE ENCONTRO E A OPORTUNIDADE DE OUVIR A HISTÓRIA A PARTIR DAS PALAVRAS DE EXPERIENTES HISTORIADORES EM AGRADÁVEIS MANHÃS DE DOMINGO. SÃO VERDADEIRAS AULAS PÚBLICAS AO AR LIVRE.

Além do saudosismo e da visão retrospectiva, comunicar a história é entender contextos sócio culturais importantes para a criação de um espaço público melhor.

AS INTERVENÇÕES

O projeto Rolé Carioca teve sua origem na experiência da Mostra de intervenções Urbanas, A Voz do Povo - 2010, também idealizada e desenvolvida pelo estúdio M’BARAKÁ. Uma das propostas da equipe de design e arte do estúdio é reeditar as instalações criadas em 2010 na Mostra A Voz do Povo. O Projeto surgiu da vontade de comunicar hitórias do Rio de Janeiro por meio de uma linguagem descontraída e acessível, utilizando-se, para tal, dos Ditos Populares. Dentre outras ações, o projeto transformou estátuas em celebridades e as antigas pilastras da Praça XV em murais gigantes.

Além de resgatar essa série de intervenções, o projeto irá propor novas parcerias com outros estúdios de arquitetura e design e universidades, para promover a comunicação da história da cidade por meio de experiências artísticas. As intervenções são singelas interpretações de acontecimentos e curiosidades históricas que estimulam a percepção e valorização da história da cidade no dia a dia dos cidadãos.

O SITE

O site do Rolé surge a partir da proposta de compilar as pesquisas elaboradas pelos historiadores Rodrigo Rainha e Willian Martins, ao longo de suas 5 edições. Na seção roteiros há descrições de todos os pontos de cada bairro/roteiro, além de dicas culturais. O site foi elaborado com uma interface “mobile” específica para celular, estimulando a navegação com mobilidade através do espaço urbano. É também disponibilizada uma versão em inglês, voltada ao turismo internacional.

O site propõem acesso a um blog que visa divulgar a pesquisa e o pensamento de historiadores, arquitetos, designers, produtores e colaboradores no que se refere à história e às transformações urbanas locais. A cada roteiro são convidados um arquiteto, um pesquisador, um produtor e um personagem, para desenvolver um artigo ou crônica, comentar sobre um projeto urbanístico ou dar dicas culturais sobre o bairro. As pessoas envolvidas foram selecionadas com prioridade na experiência de cada uma delas em relação ao bairro em questão.

Hoje, o Rolé conta com uma rede de milhares de cariocas curiosos e interessados na história da sua cidade e, por meio do site, espera-se ampliar o projeto, agregando colaboradores e parceiros.

QUEM FAZ O ROLÉ

O projeto é idealização do estúdio M’BARAKÁ, que descreve seus projetos como “experiências relevantes”, sendo responsável pelo planejamento e produção do Rolé. A consultoria de conteúdos fica a cargo dos professores do curso de História da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins, verdadeiros intérpretes de nossa história durante os passeios.
 

Ideia Original e Conceito: estúdio M'BARAKÁ
Planejamento: estúdio M'BARAKÁ
Coordenação Histórica e Pesquisa de Conteúdo: Rodrigo Rainha e William Martins
Editoria e Redação: Bia Sartorio e Isabel Seixas
Direção de Produção 1ª a 4ª Edição: Ana Luisa Fonseca
Direção de Produção 5ª Edição: Isabel Seixas
Produção Executiva 5ª Edição: Beatriz Novellino
Assistente de Produção 2 a 4ª Edição: Beatriz Novellino
Assistente de Produção 5ª Edição: Gisele Vargas
Produção Passeios: Luanda Morena e Agustin Rios
Professores Guias: Rodrigo Rainha, William Martins e professores convidados
Designers: Mariana Solis e Pedro Leobons
Assistente de Arquitetura 3ª Edição: Mikhaila Copello
Gestão Financeira: Larissa Victorio
Produção Adminstrativa 1ª a 4ª Edição: Beatriz Araujo e Rafael Santos
Gestão de Mídias Sociais: Bia Sartorio
Comunicação On-line 1ª Edição: Cerejeira Produções e Thiago Saramago
Comunicação On-line 2ª Edição: Thamyra Thâmara
Assessoria de Imprensa: Mais e Melhores
Revisão de Textos (cartilhas): Victor Costa
Gestão de Parcerias: Marcela Bronstein
Patrocínio: Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal de Cultura e Estácio
Copatrocínio: Par Perfeito
Apoio: Pro Nephron


SITE

Gestão de conteúdo: Isabel Seixas e Diogo Rezende
Editoria: Bia Sartorio, Isabel Seixas e Larissa Victorio
Entrevistas e textos: Bia Sartorio e convidados
Revisão de pesquisas: Rodrigo Rainha, William Martins
Tradução: Letícia Stallone
Revisão de textos: Maria Luiza Rezende
Desenvolvimento (TI): Davi Ferreira
Design: estúdio M’BARAKÁ