O Catete foi testemunha de dois períodos distintos da história política e social do país: o Brasil Império e o Brasil República. Tornou-se um bairro nobre quando os barões do café estabeleceram ali suas chácaras na capital, onde podiam desfrutar da vida cosmopolita da cidade ao lado do sujo, pobre e movimentado centro do Rio, sem se misturar demais. Com o fim do Império (1889), o palácio que servia ao Barão de Friburgo passou a ser a sede do poder executivo federal até 1960 e atualmente, guarda a memória de fatos históricos da nossa República. Hoje, o catete ainda respira o bucolismo dos velhos barões. Duvida? Que tal fazer uma caminhada pela Rua do Catete, conhecendo seus casarios, e dar um mergulho definitivo em sua alma no Museu da República e seus jardins?
Não confundir com a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro! Esta foi concluída em 1872 e, durante algumas décadas, deu nome ao largo localizado em frente. Sua arquitetura assemelha-se à da Paróquia Saint Martin in the Fields, localizada em Trafalgar Square, ao lado da National Gallery, em Londres.
Endereço: Largo do Machado - Catete
Funcionamento: Horários das missas no site
Site: www.nsdagloria.com.br
Créditos da Imagem: Leonardo Martins
Doada pelo Vaticano, a estátua esculpida pelo italiano Antônio Canova foi colocada no meio do chafariz em 1954 e representa o dogma da assunção. Antes, o local abrigava o Monumento a Duque de Caxias, que foi transferido nos anos 50 para a praça de mesmo nome, no Centro do Rio.
Créditos de Imagem: skyscrapercity.com
Construído em 1875, por ordem de D.Pedro II, o edifício é adornado em estilo eclético com vários traços neoclássicos e, a partir de 1939, sediou a Faculdade Nacional de Filosofia. Abriga, atualmente, um colégio estadual que recebeu o nome do jurista Amaro Cavalcanti o qual ocupou os cargos de presidente do STF, ministro da Fazenda, diretor do Liceu de Artes e Ofícios do Ceará e diretor do Colégio Pedro II.
Créditos da Imagem: www.rj.gov.br
Inaugurado em 1874, o restaurante já foi ponto de encontro de políticos, intelectuais e artistas. Ganhou fama por fechar as portas às altas horas da madrugada. Atendia sua clientela em outro prédio no Largo do Machado, bem ao lado do edifício que abrigou o primeiro Cinema São Luiz. Devido às obras de construção do metrô, foi transferido para o endereço atual, na Rua Marquês de Abrantes, em 1974.
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 18-A - Flamengo
Funcionamento: Diariamente de 9h30 às 3h am
Site: www.cafelamas.com.br
Créditos da Imagem: gannet39.com
Inaugurado em 1937, o cinema São Luiz mantém pouco ou nada de seus traços originais. Tinha capacidade para 1.794 espectadores e foi construído para ser um palácio cinematográfico, localizado próximo à sede do governo do então presidente Getúlio Vargas. Foi demolido para abrigar um edifício comercial tendo seu espaço dividido em duas salas, até chegar às quatro salas atuais.
Endereço: Rua do Catete, 311 - Catete
Funcionamento: Diariamente de 10h às 23h
Telefone: (21) 2461-2461
Créditos da Imagem: lugarmarcado.wordpress.com
Ainda encontramos no bairro vários casarões das últimas décadas do século XIX e início do século XX, que trazem o ano de construção no topo da fachada, além do revestimento típico em azulejo padrão. São remanescentes do período áureo da região, entre 1897 e 1960, quando seus ocupantes presenciaram a mudança da sede do governo federal para o Palácio do Catete.
Créditos da Imagem: Fabio Blaser
Chamado de Palácio do Catete ou das Águias, foi erguido entre 1858 e 1867, para ser a moradia do Barão de Nova Friburgo. Residência mais suntuosa do país na época, sediou o poder republicano por quase 64 anos, durante os quais, 18 presidentes despacharam de suas salas. Converteu-se em Museu da República após a transferência da capital federal para Brasília. Hoje reúne registros da história política do país, além de guardar um triste capítulo: o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954.
Endereço: Rua do Catete, 153 - Catete
Funcionamento: Diariamente de 10h às 17h
Créditos da Imagem: Wikipedia
Apesar de Machado de Assis ter fixado residência em vários endereços na região, a denominação “Largo do Machado” é anterior ao nascimento do autor de Dom Casmurro. A versão mais aceita é a de que o campo tem este nome por causa do oleiro André Nogueira Machado, proprietário de terras no local, no séc. XVIII. Segundo o anedotário popular, um açougueiro instalou sua estabelecimento no largo e colocou um grande machado na fachada. Então, qual é a origem verdadeira? Nomes não surgem por meio de canetas oficiais, mas pela tradição do uso. Por isso, a praça já se chamou Duque de Caxias e Largo da Gloria, sem nunca deixar de ser conhecido como Largo do Machado.
Numa época em que samba e batuque eram associados à selvageria, a então primeira dama Nair de Tefé, jovem esposa do presidente Hermes da Fonseca, causou furor na sociedade ao executar ao violão o maxixe Corta- Jaca, da amiga Chiquinha Gonzaga, em pleno Palácio do Catete. O ano era 1914, e, pela primeira vez, uma música genuinamente brasileira adentrou os salões da sede da presidência, onde só se ouvia acordes europeus.
Morador mais notório do Palácio do Catete, Getúlio Vargas dava suas escapulidas à noite para visitar amores secretos, que iam da vedete Virginia Lane a famosas socialites da época, como Aimeé Lopes. Com a sua morte, Vargas adquiriu ares de figura mítica. Embora o suicídio seja considerado um ato de covardia, muitos acreditam que foi uma estratégia planejada, o que é reforçado pelas cartas que deixou de forma a marcar seu adeus político e pessoal.
Localizado no alto da favela Tavares Bastos, a pousada, galeria de arte e casa de shows recebe, toda primeira sexta-feira do mês, às 22h, uma noite de jazz ao vivo e oferece uma hospedagem especial durante o fim de semana do jazz: 2 noites com direito à festa e café da manhã reforçado, um “brunch”. Uma vez por mês, aos domingos, o espaço, que tem uma vista para a enseada de Botafogo de “tirar o fôlego”, se renova como um restaurante de comida indiana (é preciso reservar antes).
Endereço: Rua Tavares Bastos, 414/66, Catete
Telefone: (21) 2558-5547
Site: www.jazzrio.com
Créditos da Imagem: The Maze / Divulgação
Instalado em um imóvel centenário da região, abriga um restaurante e espaço para shows, do jazz à gafieira, do rock à MPB, com destaque para os artistas brasileiros. O nome é uma homenagem a um dos mais importantes ranchos de carnaval do Rio, o lema da casa é Alegria, Música e Gastronomia.
Endereço: Rua Pedro Américo, 277
Telefone: (21) 2556-2427
Site: www.casaraoamenoreseda.com.br
Créditos da Imagem: Airbnb
Aberto ao público em maio de 2005, está situado no endereço ocupado por muitos anos pelo Museu do Telephone, onde, anteriormente, funcionou a Estação Telefônica Beira-Mar, inaugurada em 1918. O centro cultural tem projeto arquitetônico contemporâneo, com linhas arrojadas e se destaca na paisagem do bairro, fazendo conviver o presente, o passado e o futuro. Com atrações gratuitas ou a preços populares, a programação normalmente é composta por shows, teatro e exposições.
Endereço: Rua 2 de Dezembro, 63
Telefone: (21) 3131-3060
Site: www.oifuturo.org.br/cultura/oi-futuro-flamengo
Créditos da Imagem: Oi Futuro / Divulgação
No tradicional endereço de comida árabe na Galeria Condor, a estrela é a esfiha - saboreada, de preferência, em pé, no balcão - mas, em um pequeno salão também são servidas fartas porções de arroz com lentilha,que podem ser acompanhadas de abobrinhas recheadas, charutos de folha de uva ou duas kaftas (de frango ou carne).
Endereço: Largo do Machado, 29 - lojas 16 a 19, 32 e 33
Telefone: (21) 2557-2377
Créditos da Imagem: Natália Gastão
O Largo do Machado é palco de atividades culturais múltiplas, como bandas itinerantes, grupos circenses com projetos ao ar livre, blocos de carnaval e coletivos de arte. É, também, um local de referência para as feiras de livro, brechós e stands de floricultura. O Largo do Machado conta com uma importante estação de metrô de mesmo nome, e é o ponto das vans oficiais para o Cristo Redentor. Se estiver passeando pela região, é sempre bom perguntar “se vai rolar algo no Largo”.
Endereço: Largo do Machado, s/ numero
Créditos de Imagem: skyscrapercity.com