Os primeiros habitantes da região eram escravos fugidos que se estabeleceram em quilombos na serra dos Pretos Forros. Cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil, a história do Méier se confunde com a dos trens. A data de inauguração de sua estação, 13 de Maio de 1889, passou a ser considerada a data de fundação do bairro. Hoje apresenta duas aparências urbanas distintas: uma delas, mais agitada, na área da Rua Dias da Cruz; e outra, mais calma, nas ruas residenciais. Na década de cinquenta, o bairro cresceu enormemente, demográfica e comercialmente. Em 1954, recebeu o “Imperator”, a maior sala de cinema da América Latina na ocasião, e, em 1963, o 1º “shopping center"do Brasil. Recentemente, o Méier foi palco de intensos movimentos culturais, entre eles, a reabertura das portas de seu tradicional “Imperator” e a instalação, em suas ruas, de um novo e grande Leão, símbolo do bairro. Decadente? Por favor, estamos falando do Meier! Talvez o bairro precise de mais atenção, sim, mas o chope continua gelado, tem bolinho de bacalhau - o melhor da cidade - e se quiser conhecer um pouco mais, não se arrependerá.
Inaugurado em 1919, é um projeto dos arquitetos Pedro Viana da Silva e Arquimedes José da Silva. Construído em uma área de 13 mil metros quadrados, onde antes ficava a chácara que pertencia ao Dr. Arquias Cordeiro, o jardim foi, por muitas décadas, a principal diversão das famílias do bairro. Além disso, ali era o local onde os políticos faziam seus discursos de campanha, onde aconteciam encontros religiosos e shows musicais.
Endereço: Praça Jardim do Méier, s/n
Créditos da Imagem: Acervo Inepac / Pedro Oswaldo Cruz
Situada na Rua Coração de Maria, é o único templo da cidade em estilo mourisco. Inspirada no Templo de Santa Maria La Blanca, construída em Toledo, na Espanha, foi projetada pelo arquiteto português Luís de Moraes, que criou também o castelo do Instituto Oswaldo Cruz. É, na verdade, uma “basílica", termo que, em arquitetura, é usado desde os tempos dos helenos para designar um grande espaço coberto.
Endereço: R. Coração de Maria, 52 - Meier.
Telefone: (21) 2501-3553
Créditos da Imagem: O Globo / Felipe Hanower
O Hospital Salgado Filho iniciou suas atividades em 12 de outubro de 1920 sob a denominação de Serviço Auxiliar do Pronto Socorro do Méier. Em 28 de novembro de 1951, teve seu nome mudado para Dispensário do Méier. Somente em 27 de março de 1963, recebeu a sua atual denominação.
Endereço: R. Arquias Cordeiro, 370
Telefone: (21) 3111-4100
Créditos da Imagem: www.economia.estadao.com.br
Um leão guarda a entrada do Méier, no encontro das Ruas Dias da Cruz e Hermengarda. A estátua foi inaugurada em 27 de junho de 1989, em homenagem ao “Leão” do Lions Club, e hoje é um dos símbolos do bairro. De tonalidade amarelada, teve os órgãos genitais pintados de vermelho por desconhecidos. Foi restaurada e repintada diversas vezes, tornando-se assunto na região.
Endereço: Na esquina das ruas Dias da Cruz com Hemengarda
Créditos da Imagem: Leandro Mendes
Localizado na Rua Dias da Cruz, o shopping foi projetado pelo arquiteto João Henrique Rocha e aberto ao público em 1963, detendo o título de “ o shopping center mais antigo do país", pois, de fato, foi fundado antes do paulistano Shopping Iguatemi (1966).
Endereço: R. Dias da Cruz, 255.
Telefone: (21) 2597-5772
Créditos da Imagem: Viktor Chagas
Aberto ao público em 1954, como Cine Imperator, o maior cinema da América Latina até então, tornou-se referência na cidade. Em 1991, passou a ser utilizado como casa de espetáculos, por onde passaram compositores e cantores famosos como Bob Dylan, Tina Turner, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Tim Maia, Roberto Carlos, Barão Vermelho. No entanto, o espaço fechou suas portas ao público em 1996. E só voltou a funcionar Em 2012, como Centro Cultural João Nogueira.
Endereço: R. Dias da Cruz, 170
Site: www.imperator.art.br
Créditos da Imagem: Léo Martins
O colégio surgiu a partir de uma iniciativa do Dr. Adauto Miranda Raposo da Câmara, historiador, escritor e intelectual, nordestino, nascido em de Natal (RN), que decidiu transformar um antigo casarão em um Ginásio, inaugurando-o em 1932. Em 1942, por um decreto do Presidente da República, o Gymnasio Metropolitano pôde passar à categoria de Colégio, o que significava, na legislação da época, absoluta autonomia para decidir seus próprios destinos, sem a interferência direta do Estado.
Endereço: R. Lopes da Cruz, 176
Telefone: (21) 3271-5211
Inspirada no Templo de Santa Maria La Blanca, que se encontra em Toledo, na Espanha, a Basílica Imaculado Coração de Maria foi projetada pelo arquiteto português Luís de Moraes, que criou também o castelo do Instituto Oswaldo Cruz. Dizem que é o único templo católico mourisco no Rio, ou talvez, no Brasil. Outros, ainda, dizem que é o único templo mozárabe. Atualmente, a igreja é ladeada à esquerda por um cruzeiro, construído pela família Sendas e doado aos fiéis.
O nome do bairro tem sua origem em Augusto Duque Estrada Meyer, filho do comendador Miguel João Meyer, português de origem alemã e um dos homens mais ricos da cidade no final do século XVIII. Em 1884, Augusto recebeu de D. Pedro II parte da fazenda de cana-de-açúcar que englobava a região do Engenho Novo, Cachambi e São Cristóvão. Por sua causa, a região ficou conhecida como "Meyer" (pronuncia-se "Maier"). Posteriormente, o termo foi aportuguesado para "Méier".
Entre as personalidades históricas e culturais do Méier, destacam-se os escritores Lima Barreto e Arthur Azevedo, o jornalista Dias da Cruz, os médicos Lins de Vasconcelos e Arquias Cordeiro, o ator e jornalista Eduardo Magalhães, o ministro General Dionísio Cerqueira, a sambista Araci de Almeida, o compositor Waldir Azevedo, a jornalista Fátima Bernardes e o humorista Millôr Fernandes. São também figuras de destaque os atores Márcio Garcia, Chico Tenreiro, Adriana Esteves, Taís Araújo, Samara Felippo e Jorge Fernando.
O coletivo promove shows e eventos de arte na praça Agripino Grieco, com bandas, cantores, DJs, grafite, sambistas e animação cultural.
Endereço: Praça Agripino Grieco s/n – Méier.
Horário de Funcionamento: Sábados e Domingos a partir das 17h (conferir programação na página do Facebook).
Site: www.facebook.com/leaoetiopedomeier
Créditos da Imagem: Marina Andrade
“A verdade é a seguinte: bebi demais e comprei a birosca...” Foi assim que Marcelo Novaes, dono do “Cachambeer”, conta a história do “botequim vagabundo” que ele mantinha do lado de casa, só para beber com os amigos. A “birosca”, hoje, é um bar imenso e ostenta a fama de servir “ a maior costela no bafo” da cidade, entre muitas outras opções “etílico-gastronômicas”.
Endereço: Rua Cachambi, 475
Telefone: (21) 3597-2002
Site: https://www.facebook.com/cachambeer/
Créditos da Imagem: Alice de Marchi
Palco de cultura e entretenimento, conjuga espaço para shows com cinema, teatro e galeria de arte. Possui um bistrô, o Imaculada Imperator, vinculado ao Bar Imaculada do Morro da Conceição.
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170
Telefone: (21) 2597-3897
Site: www.imperator.art.br
Créditos da Imagem: Léo Martins
Restaurante tradicional de comida portuguesa, ganhou fama na cidade depois de receber as visitas ilustres do ator Will Smith, do rapper Kanye West e sua mulher, a modelo e empresária Kim Kardashian, em 2013.
Endereço: Rua Dias da Cruz, 426
Telefone: (21) 3822-8200
Site: www.casadobacalhaudomeier.com.br
Créditos da Imagem: Thiago Lontra / Extra
A região entre as ruas Dias da Cruz, Magalhães Couto e Galdino Pimentel concentra bares, choperias, restaurantes e novas opções gastronômicas, como o Espetto Carioca, Cevada´s Beer Bar, Bar do Adão e Armazém 11.
Endereço: Rua Dias da Cruz, entre as ruas Magalhães Couto e Hugo Bezerra.
Construído para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Nilton Santos foi erguido pela prefeitura com capacidade para 46 mil espectadores no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro. Além do campo de futebol com grama natural, de dimensões de 105 x 68m, o estádio conta com uma pista de atletismo e um campo anexo, destinado a treinamentos, sendo explorado comercialmente pelo clube Botafogo. Por problemas estruturais, ficou interditado por 2 anos, até ser reinaugurado em fevereiro de 2015.
Endereço: Rua José dos Reis, 425
Telefone: (21) 2597-9775