Em 1565, a região da Tijuca foi ocupada por padres jesuítas que ali estabeleceram o cultivo da cana de açúcar. Na época, foi construída uma capela dedicada a São Francisco Xavier, que deu nome à fazenda mais próxima ao centro do Rio. A partir da expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, as fazendas foram vendidas a centenas de novos sitiantes, e a região passou a caracterizar-se por pequenas chácaras.
No século XIX a região foi marcada pelo funcionamento pioneiro da primeira linha de transporte em veículos sobre trilhos no Rio de Janeiro, com tração animal, anterior ao bonde elétrico, ligando o Largo do Rocio (a atual Praça Tiradentes) ao Alto da Boa Vista. No século XX, seus moradores, que constituíam,, basicamente, uma classe média conservadora, ganham a identidade coletiva de “tijucanos”, algo sem equivalente em nenhum outro bairro da cidade. O bairro abriga a 3ª maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca reflorestada por iniciativa de D. Pedro II em 1861.
Clube fundado em 1915, como espaço de lazer privativo. Inicialmente denominado Tijuca Lawn Tennis Club, mais tarde Tijuca Tennis Clube, e, recentemente, Tijuca Tênis Clube.
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 451 - Tijuca
Funcionamento: Diariamente de 9h às 23h
Site: www.tijucatenis.com.br
Créditos da Imagem: www.brasil2016.com
Localizada no coração da Tijuca, foi ponto de encontro de cinéfilos. Na década de quarenta , era considerada a "segunda Cinelândia carioca" e abrigava os cinemas: Tijuquinha, Metro-Tijuca, Art Palácio, Bruni Tijuca, Cine Eskye, Carioca, Cine Rio, Britânia, América e o Cine Olinda, um dos maiores do Rio, construído em estilo Art Déco, com 3500 lugares.
Créditos da Imagem: www.opasseadortijucano.com.br
Localizado na Praça Saens Peña. A partir da década de setenta, os cinemas começaram a encerrar suas atividades na região. Em 1972, o Cine Olinda foi demolido e em seu lugar foi foi construído o 1º shopping do bairro, a galeria Shopping 45.
Endereço: Praça Saens Peña, 45 - Tijuca
Funcionamento: 2a a 6a de 9h às 19h / Sábado de 9h às 15h
Site: www.shopping45.com.br
Créditos da Imagem: Eduardo Fradkin
Localizado na rua São Francisco Xavier, foi o primeiro Colégio Militar do Brasil, idealizado em 1853 pelo então Senador Luiz Alves de Lima e Silva, que seria nomeado Duque de Caxias. O objetivo de Caxias, na época, era o de criar um Colégio que assistisse os “filhos daqueles que morrerão ou se inutilizarão no campo de batalha defendendo a independência e a honra nacional”.
Créditos da Imagem: www.panoramio.com
Fundado em 1957, destinou-se ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio desde sua inauguração. Atualmente, oferece o Ensino Médio Integrado: Técnico em Informática e meio ambiente, além de oferecer o PROEJA, nas modalidades de Técnico em Administração e de Suporte/Manutenção em Informática.
Créditos da Imagem: Google Street View
Em julho de 1567, a pedido de Mem de Sá, o padre José de Anchieta participou da construção dessa Igreja, onde ainda se pode ler, na fachada, palavras do próprio Anchieta: “Nesta Igreja ensinamos a amar a Deus, a defender a família e a trabalhar pelo Brasil”.
Endereço: R. São Francisco Xavier, 75 - Tijuca
Funcionamento: Diariamente de 8h às 20h
Site: www.paroquiasfxavier.com.br
Créditos da Imagem: Rick Ipanema
O nome “Tijuca” tem origem na língua tupi e significa "água podre", de ty ("água") e îuk ("podre"). Refere-se, principalmente, à região da Lagoa da Tijuca, que possui muito mangue e água parada.
O bairro é cenário de algumas obras de Machado de Assis, como “Ressurreição”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”. Neste último, é em uma chácara no Alto da Tijuca que o casal Bentinho e Capitu vai passar sua lua de mel. Convém ressaltar que, em 1865, ano em que a história se passa, a região era considerada distante em relação ao centro da cidade.
Talvez a Tijuca seja um dos bairros onde viveu a maior parte dos moradores famosos do Rio de Janeiro no século XX. Entre os artistas da música brasileira da segunda metade do século XX, vale a pena mencionar Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Tim Maia e Jorge Bem, que se reuniam na parte baixa da Tijuca, próximo ao início da Rua Haddock Lobo para conversar na rua e em bares de alguma esquina da região, muito antes de alcançarem o estrelato.
Você sabia que o Parque Nacional da Tijuca foi criado em 1861? A região encontrava-se desmatada pelo cultivo da cana e do café quando Dom Pedro II determinou seu reflorestamento, empreitada iniciada em 1861, durando 13 anos. O Parque Nacional da Tijuca possui uma extensão de 3.972 hectares e está concentrado no Maciço da Tijuca, o qual reúne seis florestas: Andaraí, Grajaú, Paineiras, Santa Inês, Tijuca e Gávea Carioca.
Possui dois estúdios e um loft destinados a ensaios, performances e oficinas de dança e um teatro de 150 lugares, além de sala de conferências, uma biblioteca /centro de memória e apartamentos para hospedagem de artistas em intercâmbio.
Endereço: Rua José Higino, 115 - Tijuca
Telefone: (21) 3238-0601 / (21) 3238-0357
Site: www.centrocoreografico.wordpress.com
Créditos da Imagem: Caio Nunes
Inaugurado no dia 16 de junho de 2007, é um espaço de convergência de estilos musicais, dedicado à memória, criação e pesquisa da música carioca em todas as suas manifestações. No amplo prédio anexo se econtram seis salas de aula onde são realizados os workshops e oficinas de musicalização.
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca
Telefone: (21) 3238-3831
Site: https://www.facebook.com/CentroDaMusicaCariocaArturDaTavola/
Créditos da Imagem: www.rio.rj.gov.br
Inaugurado em fevereiro de 2009, na Tijuca, o Bar da Gema é um autêntico botequim com cardápio criativo e serve pastel de feijão, polentinha com rabada, atoleiro carioca, entre outros acepipes.
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 615 - loja C e D - Tijuca
Telefone: (21) 3549-0857
Site: www.facebook.com/bardagema
Créditos da Imagem: Tyno Cruz
Situado entre as ruas Prof. Gabizo e São Francisco Xavier, é um casarão do início do século 20, que já serviu de cenário para filmes do comediante Oscarito, abrigando, desde 1983, um restaurante italiano especializado na culinária da região da Emilia Romana.
Endereço: Av. Heitor Beltrão, 126 - Tijuca
Telefone: (21) 2567-4476 / 2567-3386
Site: www.ristorantefiorino.com.br
Créditos da Imagem: www.tripadvisor.com.br
Inaugurado em 1977 pelo presidente Ernesto Geisel, a unidade do Sesc na Tijuca tem jardins projetados por Burle Marx e oferece atividades nas áreas de esporte e lazer, cultura e educação.
Endereço: Rua Barão de Mesquita , 539 - Tijuca
Telefone: (21) 3238-2139
Créditos da Imagem: www.sescrio.org.br/unidades/sesc-tijuca/informacoes