Os prédios, casas, ruas, avenidas, praças, monumentos, sítios arqueológicos, paisagens naturais, saberes e festividades populares, entre outros bens materiais e imateriais, narram a relação do indivíduo e dos grupos com a cidade; são lugares de memória, através dos quais é possível aprender sobre relações de poder, como o que quer ser lembrado ou esquecido.
O espaço urbano conta histórias a todo momento, e foi a partir da vontade de contar as múltiplas histórias do Rio de Janeiro que surgiu o Rolé Carioca. O projeto desenvolveu uma metodologia que pode ser replicada em todo o Brasil e por isso passou a assinar apenas Rolé.
O projeto tem uma carga educativa e social importante, reconhecida pelo público, academia, mídia, instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. Um dos maiores prêmios recebidos pelo projeto foi na 32ª. Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o maior prêmio nacional para ações de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural do Brasil, concedido pelo IPHAN e considerado o “Oscar” do patrimônio, por sua relevância e representatividade.
A metodologia do Rolé prevê um olhar atencioso, entendendo que a cidade nos revela muitas camadas da história, e de muitos lugares. Sabia que O Rolé já visitou 12 cidades do país para além do Rio???
Voltando aos roteiros…. Quem acompanha a gente já sabe que eles podem ser territoriais ( Rolé Catete, Rolé Salvador, Rolé Marechal Hermes….) ou temáticos (Rolé revisita o Bicentenário da Independência, Rolé 7 artes…).
No caso de roteiros temáticos, buscamos criar um trajeto com pontos (que podem ser ruas, monumentos, praças, que nos auxiliem a contar sobre um determinado tema / período histórico. Ou até mesmo visitar unicamente um espaço cuja história é tão imponente que merece um passeio só pra si ( Já demos Rolé em diversos museus da cidade. O Rolé Visita Museu Nacional foi um marco!)
Ao criar o trajeto pensamos numa espécie de sequência narrativa espacial, criando conexões entre os espaços escolhidos e reforçando a narrativa do tema em questão.
Como falamos, a cidade respira história! E por isso precisamos disseminar todo esse conteúdo que pesquisamos e apresentamos nos passeios. Daí surgiram outras frentes de atuação do Rolé:
Vídeos: O Rolé invadiu o audiovisual e com formatos diferentes dissemina história e curiosidades sobre patrimônios. Com os vídeos do Rolé Visita é possível conhecer mais sobre um espaço diretamente com quem mais sabe. São entrevistas com personagens que conhecem os locais escolhidos como a palma da mão.
acervo digital: 10 anos de pesquisa num único lugar! Com os roteiros no nosso acervo, é possível refazer os Rolés já feitos em grupo no seu tempo ou mesmo conferir o passeio que não deu pra ir. De forma dinâmica e intuitiva, é possível descobrir mais sobre bairros da cidade e utilizar o material para pesquisa!
museu coletivo de memórias: Imagina poder compartilhar suas memórias na cidade com outras pessoas? Sabendo que o direito à cidade deve ser de todos, o Mapa de Memórias do Rolé permite que todos os Rolezeiros cadastrem pontos e histórias pelo Rio. Vale curiosidades, afetividades, histórias engraçadas ou causos populares, daqueles bem “dizem por aí”.
Revista Digital: Aqui no site que é nosso grande acervo, você também encontra relatos de moradores íconicos de bairros, papos fresquinhos com rolezeiros que fizeram alguns roteiros e muito mais!
Dicas Culturais: Nas redes sociais e aqui no site é possível encontrar centenas de dicas das mais diversas possíveis. De restaurantes históricos à lugares para toda a família, o que não falta é Rolé pra dar pela cidade!!
QUEM FAZ O ROLÉ O projeto é idealização do estúdio M’BARAKÁ, que descreve seus projetos como “experiências relevantes”, sendo responsável pelo planejamento e produção do Rolé. A consultoria de conteúdos fica a cargo dos professores Diego Rogério e Amanda Heloisa, verdadeiros intérpretes de nossa história durante os passeios.
Ideia Original, Conceito e Planejamento
estúdio M'BARAKA
Direção de Produção
1ª a 4ª Edição: Ana Luisa Fonseca
5ª a 11ª Edição: Isabel Seixas
Gestão Financeira
Larissa Victorio
Coordenação de Produção
8 e 9ª edição: Gabriela Carriço
10 e 11ª edição: Beatriz Novellino
Produção Executiva
5ª, 6ª e 7ª Edição: Beatriz Novellino
Produção Administrativa
1ª a 4ª Edição: Beatriz Araujo e Rafael Santos
5ª a 10ª Edição: Gisele Vargas
Coordenação Histórica e Pesquisa de Conteúdo
1ª a 8ª edição: Rodrigo Rainha e William Martins
9ª edição: Willian Martins
10ª edição: Diego Rogério e Amanda Heloisa
Editoria e Redação
1ª a 8ª edição: Bia Sartorio e Isabel Seixas
9ª edição: Gabriela Carriço e Isabel Seixas
10ª edição: Amanda Heloisa, Beatriz Novellino, Suzany Alves e Isabel Seixas
Assistente de Produção
2ª a 4ª Edição: Beatriz Novellino
5ª e 6ª Edição: Gisele Vargas
8ª a 10ª Edição: Pedro Diniz
10ª edição: Bárbara Caspary
Produção Passeios
3ª a 8ª edição: Luanda Morena e Agustin Rios
Professores Guias
1ª a 8ª edição: Rodrigo Rainha, William Martins e professores convidados
10ª edição: Diego Rogério, Amanda Heloisa, Jean e Lucas
Designers
Mariana Solis, Pedro Leobons, Julia Garcia, Gustavo Amaral, Marina Papi e Thammy Kurosawa
Assistente de Arquitetura
3ª Edição: Mikhaila Copello
Gestão de Mídias Sociais
3ª a 5ª Edição: Bia Sartorio
6ª e 7ª Edição: Rafaela Martins e Tayna Nogueira
8ª e 9ª Edição: Lucas Lima
10ª edição: Rafaela Santos e Suzany Alves
Comunicação On-line
1ª Edição: Cerejeira Produções e Thiago Saramago
2ª Edição: Thamyra Thâmara
Assessoria de Imprensa
1ª a 5ª Edição: Mais e Melhores
6ª Edição: Lead Comunicação
7ª Edição: Pauta Positiva Comunicação
Revisão de Textos
Victor Costa e Barbara Fontana
Patrocínio 11ª Edição
O projeto Rolé Carioca é uma realização do Estúdio M’Baraká, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com co-patrocínio da First RH Group e Estácio/IBMEC, e patrocínio da Petrobras, White Martins, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.