Rolé Carioca

  • PT•
  • EN
  • Sobre
  • Blog
  • Roteiros
  • Papo de Rolé
  • Mapa de Memórias
  • Contato
  • ESPECIAL MHN
  • Icon Face
  • Icon Instagram
  • Icon Flickr
  • Icon Youtube
  • PT•
  • EN
Roteiro
mapa
!
Dizem por aí
Dicas Culturais
compartilhar
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Roteiro Histórico

Previous Next

PRAÇA TIRADENTES | CARIOCA

O lugar onde hoje se localiza a Praça Tiradentes era alagadiço e tinha fama de pestilento, chamado primeiramente de Rocio Grande, depois de Campo dos Ciganos. Em 1862, com o saneamento da área, recebeu a denominação de Praça da Constituição, onde D. Pedro II mandou erguer a estátua equestre de D. Pedro I, seu pai. Com o fim do Império e para apagar os resquícios da Monarquia, passou a ser chamado pelo nome atual, em homenagem a um dos lideres da Inconfidência Mineira. Na virada do século XIX para o XX, tornou-se um dos principais pontos de diversão da cidade, congregando boemia, cafés, teatros e cinemas. . A praça foi revitalizada no século XXI e se livrou dos gradis, que davam a impressão de segregação. É bonito ver a Tiradentes ser retomada, o malandro dançar no Carlos Gomes, o Real Gabinete se apresentar majestoso, novos espaços culturais surgirem e os antigos se revitalizarem e ainda curtir eventos diversos ao ar livre ,que, frequentemente, acontecem no local. A tão importante praça está fazendo as pazes com os cariocas.

1 TEATRO JOÃO CAETANO

Teatro inaugurado em 12 de outubro de 1813, devido à chegada da família Real ao Rio de Janeiro, com o nome de Real Teatro de São João, título dado por Fernandinho (Fernando José de Almeida) amigo do Rei, em homenagem a D. João. Foi inaugurado com a ópera O Juramento dos Nunes, poema de D. Gastão Fausto de Câmara e música de Marcos Portugal.
 

Créditos da Imagem: www.cultura.rj.gov.br

2 INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

O prédio histórico onde hoje funciona o IFCS, no Largo de São Francisco de Paula, foi concebido para ser a Sé do Rio de Janeiro. A pedra fundamental da igreja foi colocada ainda no século XVIII. Contudo, a igreja teve suas bases construídas e ficou anos abandonada. Com a chegada da família real, o local serviu para a construção da Academia Militar e posteriormente abrigou a Escola Politécnica, a Escola Nacional de Engenharia e, a partir de 1969, o IFCS.

 

Créditos da Imagem: cpantiguidade.wordpress.com

3 CONFEITARIA COLOMBO

Fundada em 1894 na Rua Gonçalves Dias, a confeitaria é parte do patrimônio cultural e artístico da cidade e retrata bem os tempos da Belle Époque na então capital do país, com salões em estilo “art nouveau”. É conhecida por ter sido ponto de encontro de artistas, políticos e intelectuais - como Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga.
 

Créditos da Imagem: Rio Convention & Visitors Bureau

4 LARGO DA CARIOCA

O local hoje chamado de Largo da Carioca, era, quando aqui chegaram os portugueses, uma grande lagoa. Em junho de 1608, foi iniciada a construção do Convento de Santo Antônio e, em 1615 foi inaugurada a parte do Convento e da Igreja. O dreno da lagoa que existia no largo levou o povo a “batizar” o local de Rua da Vala, atual Uruguaiana.

 

Créditos da Imagem: Helder Ribeiro

5 IGREJA PRESBITERIANA

Marca a chegada dos presbiterianos no Brasil, em 1859, tendo como pastores o Reverendo Asbel Green Simonton e o Reverendo Alexander Blackford. No início do século XX, o Rev. Mattathias Gomes dos Santos refez o projeto de construção de um novo edifício. O templo possui estilo neogótico e a inspiração para sua construção veio da Catedral de Saint-Pierre, em Genebra.

 

Créditos da Imagem: Rodrigo Soldon

6 TEATRO CARLOS GOMES

Fundado em 1872 como a casa de espetáculos Teatro Cassino Franco-Brésilien, recebeu o nome de Teatro Carlos Gomes, a partir de 1904. Foi propriedade da Empresa Pachoal Segreto.
 

Créditos da Imagem:  Francisco Edson Mendonça

7 GAFIEIRA ELITE

Inaugurado no dia 17 de julho de 1930, é uma das casas de dança mais tradicionais do Rio de Janeiro. O prédio já foi residência de Paulo Fernandes Vianna, intendente Geral da Polícia da Corte.

 

Créditos da Imagem: catracalivre.com.br

Previous Next
Ver este mapa no Google Maps

Dizem por aí

Previous Next
?

! QUASE VEIO ABAIXO

O monumento a Dom Pedro I é a primeira estátua instalada em praça pública no Brasil, reinando imponente na Praça Tiradentes desde que foi inaugurada por Dom Pedro II, em março de 1862. Concebida pelo brasileiro João Maximiano Mafra e executada pelo escultor francês Louis Rochet, apresenta o monarca cavalgando com a constituição nas mãos e índios na sua base, ladeada por alegorias em bronze que simbolizam os Rios Amazonas, Paraná, Madeira e São Francisco. Quase foi destruída pelos defensores do novo regime, quando o Brasil virou República.

! A MAIS CARIOCA DAS RUAS

No início, a Rua da Carioca era um caminho que margeava o Morro de Santo Antônio até a atual Praça Tiradentes e chamou-se “Egito”, muito provavelmente numa alusão à um Oratório construído ali, dedicado à Sagrada Família na sua fuga para o Egito. Em meados do século XVIII, recebeu o nome de Rua do Piolho, devido ao fato de um morador, procurador de causas que vasculhava os tribunais em busca de questões, ter recebido de seus rivais o apelido de "piolho". A rua manteve esta denominação até 1848, quando a Câmara Municipal deu-lhe o nome que ostenta até os dias atuais.

! PASCHOAL SEGRETO

Paschoal Segreto era Italiano e decidiu embarcar com seu irmão para o Brasil em 1883. Paschoal se voltou para o ramo dos divertimentos públicos. O local onde Paschoal ergueu seu império de diversão foi na Praça Tiradentes, considerado o berço do teatro de revista. Lá ficava um de seus cafés-concerto mais famosos, a Maison Moderne que, assim como outros estabelecimentos seus, reunia música e dança, comédias leves e exibição de filmes. Além do Maison Moderne, Segreto também detinha na área o Teatro Carlos Gomes e o arrendamento do Teatro São Pedro, um dos mais antigos da cidade.

! Separados por uma muralha

Foi durante o governo do Conde de Bobadela (de 1733 a 1763) que, por determinação real, os ciganos que viviam na cidade foram obrigados a se concentrar , com suas moradias, na região fora da muralha que passava na altura da Rua Uruguaiana, nas cercanias da atual Praça Tiradentes. O agrupamento deu o nome de Campo dos Ciganos ao local, e a via que ligava este campo ao atual Campo de Santana foi chamada de Rua dos Ciganos (atual Constituição).

Previous Next

Dicas Culturais | PRAÇA TIRADENTES

Previous Next

CASA DO CHORO

Recém-inaugurado, o espaço está instalado em sobrado preservado de 1902, nas imediações da Praça Tiradentes e é um centro de referência dedicado ao gênero musical genuinamente brasileiro, tendo sua origem na cidade do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua da Carioca, 38

Site: www.casadochoro.com.br

Créditos da Imagem: Fabiano Battaglin

BAR LUIZ

Fundado na Rua da Assembleia, ainda nos tempos do Império, e instalado no atual endereço desde 1927, este patrimônio carioca tem salão e cardápio imunes a novidades, além de garçons sempre vestidos com impecáveis paletós brancos e gravatas-borboleta.

Endereço: Rua da Carioca, 39 - Centro

Telefone: (21) 2262-6900

Site: www.barluiz.com.br

Créditos da Imagem: www.barluiz.com.br
 

ADEGA DO PIMENTA

Criada por um alemão chamado Holf Pfeffer, que traduziu seu nome, pensando que os brasileiros não conseguiriam pronunciar “Pfeffer” - pimenta em português. Sob as ordens do mestre cervejeiro, Holf, o restaurante serve iguarias da cozinha alemã , que harmonizam bem com as cervejas importadas que serve.

Endereço: Praça Tiradentes, 6 - Centro

Telefone: (21) 2224-7554 / (21) 2507-5293

Site: www.adegadopimenta.com.br

Créditos da Imagem: Dé Comber

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA

Abriga e preserva a obra do artista plástico Hélio Oiticica e está instalado em um prédio do século XIX, possui uma sala de conferência e galerias para exposições que recebem mostras de artistas nacionais e estrangeiros.

Endereço: R. Luís de Camões - Centro

Telefone: (21) 2242-1012

Site: www.facebook.com/CMA.HelioOiticica

Créditos da Imagem: arteref.com
 

CENTRO CULTURAL CARIOCA

O sobrado da Rua do Teatro e suas varandas, com vista para o Real Gabinete Português, já abrigou, entre as décadas de 30 e 60, o famoso Dancing Eldorado, frequentado por artistas como Ciro Monteiro, Raul de Barros, Mario Lago e Elizeth Cardoso - enquanto ainda era dançarina- , e segue sua vocação, resgatando a vida cultural da área, onde nasceram os famosos musicais do Teatro de Revista.

Endereço: Rua do Teatro, 37 - Centro 

Telefone: (21) 2252-6468 / (21) 2242-9642

Funcionamento: Segunda à Sexta das 11h às 20h / Sábado das 16h30 às 20h30

Site: https://www.facebook.com/centroccarioca/

Créditos da Imagem: portodososlados.wordpress.com
 

CENTRO CULTURAL ESTUDANTINA MUSICAL

Referência como salão de dança popular e cenário de inúmeros filmes, videoclipes, novelas e programas de televisão, foi fundada na década de 30 e já teve sua sede no Flamengo e no Largo do Machado, antes de se fixar na Praça Tiradentes, a partir de 1942.

Endereço: Praça Tiradentes, 79 - Centro 

Telefone: (21) 2232-1149

Site: https://www.facebook.com/CentroCulturalEstudantinaMusical/

Créditos da Imagem: Aline Pte

STUDIO X

Ocupa um edifício de 3 andares na Praça Tiradentes, onde reúne empresários, acadêmicos e estudantes para pensar o futuro da cidade do Rio de Janeiro. Faz parte da rede global de laboratórios da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP).

Endereço: Praça Tiradentes, 48

Telefone: (21) 2507-8505

Site: www.facebook.com/Studio-X-Rio

Créditos da Imagem: abreaspas.com

A GENTIL CARIOCA

Galeria de arte contemporânea idealizada por três artistas - Márcio Botner, Ernesto Neto e Laura Lima - iniciativa que a torna única no Brasil. Com a proposta de captar e difundir a diversidade da arte no Brasil, a galeria é um lugar para se pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializararte.

Endereço: Rua Gonçalves Lêdo, 11 e 17

Telefone: (21) 2222-1651

Site: www.agentilcarioca.com.br

Previous Next

Posts relacionados

  • Rolé ganha o prêmio Zumbi dos Palmares da ALERJ! Rio de Janeiro, 27/11/2023

  • LANÇAMENTO! Rolé Carioca O Jogo Rio de Janeiro, 25/09/2023

  • Rolé lança livro para crianças se aventurarem pela cidade! Rio de Janeiro, 14/10/2022

  • A geração prafrentex e o mar do Capitão Ipanema blog, 16/09/2020

barralogos2025