Rolé Carioca

  • PT•
  • EN
  • Sobre
  • Blog
  • Roteiros
  • Agenda
  • Meu Rolé Votação
  • Contato
  • PT•
  • EN
Roteiro
mapa
!
Dizem por aí
Dicas Culturais
compartilhar
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Roteiro Histórico

Previous Next

BOTAFOGO

A história do bairro se confunde com a da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Ainda em 1565, Estácio de Sá, explorador português enviado à Guanabara para combater as investidas francesas, demarcou os limites da cidade que acabara de fundar, doando a seu colaborador, Francisco Velho, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. Ao longo dos séculos XVII e XVIII, o bairro foi ocupado lentamente por uma elite que fugia do centro da cidade. Reformas urbanas do séc. XX mudaram a topografia da região e transformaram Botafogo em uma área aristocrática. Hoje, o bairro é um mistura do abandono da cidade e também do seu refinamento. Casarões históricos mantidos, outros abandonados, lado a lado com uma arquitetura americanizada das novas construções, enfim, Botafogo é o ícone de um Rio de Janeiro eternizado por Fernanda Abreu, o “purgatório da beleza e do caos”. Botafogo merece ser visitado por seu valor histórico, social, cultural e pela diversidade de opções de gastronomia , música boa e diversificada, museus, cinemas, e teatros, garantindo um ar boêmio ao bairro.

1 CASA DE RUI BARBOSA

Notório político e diplomata brasileiro, Rui Barbosa foi ministro da economia e um dos entusiastas da República e da modernização do Brasil no início do século XX. Sua residência foi transformada em um centro de cultura e de investigação histórica sobre o Brasil.

Endereço: Rua São Clemente, 134 - Botafogo

Funcionamento: 3a a 6a de 10h às 17h30 / Sábado, Domingo e Feriados de 14h às 18h

Site: www.casaruibarbosa.gov.br 

Créditos da Imagem: Veja Rio

2 COLÉGIO SANTO INÁCIO

Depois de construírem a primeira igreja da cidade, dedicada a São Sebastião – na praia, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar – os padres jesuítas se mudaram para o casarão da Rua São Clemente, 132, onde fundaram o Externato Santo Inácio, com apenas nove alunos e um professor. O externato se expandiu e hoje é um colégio com mais de cem anos de história.

Endereço: Rua São Clemente, 226 - Botafogo

Site: www.santoinacio-rio.com.br

Créditos da Imagem: Halley Pacheco de Oliveira

3 MUSEU DO ÍNDIO

O centro de criação e memória das sociedades ameríndias foi construído para substituir a antiga sede no Maracanã. Hoje, além de exposições permanentes, tornou-se um espaço de pesquisa e de difusão da cultura indígena.

Endereço: Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo

Funcionamento: 3a a 6a de 9h às 17h30 / Sábado, Domingo e Feriados de 13h às 17h

Site: www.museudoindio.gov.br

Créditos da Imagem: Unisuam News 

4 PALÁCIO DE SÃO CLEMENTE

O palacete tem a fidalguia de uma residência lusitana do século XVIII. Chama a atenção de quem passa e parece realmente um patrimônio muito antigo Porém, a residência do cônsul de Portugal no Rio é mais recente do que se supõe. Erguida com o apoio da comunidade portuguesa no país para servir de embaixada, a mansão foi construída em 1961.

Endereço: Rua São Clemente, 424 - Botafogo

Telefone: (21) 3509-1850

Créditos da Imagem: O Globo / Fábio Rossi

5 CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA

Único cemitério da Zona Sul, criado a partir de um decreto que autorizou a Santa Casa de Misericórdia a administrar os cemitérios do município, foi inaugurado em 4 de dezembro de 1852. A aleia (rua) principal é chamada jocosamente de "Vieira Souto", em referência à luxuosa avenida que margeia a praia de Ipanema. Ali se encontram alguns dos túmulos mais visitados do cemitério, como os de Tom Jobim, Luís Carlos Prestes e Santos Dumont.

Endereço: Rua Real Grandeza, s/n - Botafogo

Site: www.cemiteriosaojoaobatista.com.br

Créditos da Imagem: Google Street View

6 MIRANTE DO PASMADO

O local fica a uma curta distância da Praia de Botafogo e tem vista para a Baía de Guanabara e para o Pão de Açúcar. Ali surgiu uma favela que foi removida em 1965, O morro do Mirante foi, então, totalmente reflorestado.

Créditos da Imagem: O Globo / Pedro Teixeira

7 BOTAFOGO FUTEBOL E REGATAS

Nascido da fusão do Club de Regatas Botafogo (fundado para o remo em 1894) com o Botafogo Football Club (formado para o futebol em 1904), é um dos mais tradicionais do Rio. Uma grande crise fez o clube perder sua sede da Rua General Severiano, mas, graças à forte atuação política nos anos 90, conseguiu recuperá-la, sendo, hoje, a sede da administração e centro de treinamento.

Endereço: Av. Repórter Nestor Moreira, s/n - Botafogo

Site: www.botafogo.com.br

Créditos da imagem: O Globo / Fred Huber

8 INSTITUTO PHILIPPE PINEL

Hospital psiquiátrico localizado no bairro da Praia Vermelha, oriundo do Hospício Pedro II. Foi fundado em 1937 com o nome de Instituto de Neurossífilis. Em 1965, foi rebatizado como Hospital Pinel, em homenagem ao psiquiatra francês Philippe Pinel, que trouxe para o Brasil os primeiros trabalhos relevantes sobre o cuidado com doentes mentais.

Endereço: Rua Venceslau Brás, 65 - Botafogo

Telefone: (21) 2542-3049

Créditos da Imagem: Google Maps

Previous Next
Ver este mapa no Google Maps

Dizem por aí

Previous Next
?

! SÍMBOLO MIJÃO

Antes de ser mascote oficial do clube Botafogo, o Manequinho é, para muitos, símbolo do bairro. Concebido pelo artista Belmiro de Almeida no início do século XX, foi inspirado na famosa estátua belga Manneken-Pis. No entanto, o modelo que Belmiro usou para a estátua que hoje se encontra instalada em frente ao Botafogo Futebol e Regatas era uma menina, filha de um amigo do escultor. O apelido da peça foi dado pelo povo carioca.

! 5x1

Em 25 de outubro de 1903, antes mesmo da criação do Botafogo Football Club, os remadores botafoguenses reuniram-se com os colegas de esporte do Flamengo para a disputa de um amistoso. O time do Botafogo goleou o Flamengo por 5 a 1 no campo do Paissandu. Alguns dos atletas do Botafogo Integravam o time de futebol do recém-fundado Fluminense.

! DE UM NAVIO DE GUERRA VEIO SEU NOME

Dizem que o bairro foi batizado em 1590, quando as terras foram vendidas a João Pereira de Sousa – conhecido como "Botafogo", por ter sido chefe da artilharia do navio de guerra português mais poderoso da época, o Galeão Botafogo.

! CEMITÉRIO DAS ESTRELAS

Pela grande quantidade de pessoas famosas ali sepultadas, o Cemitério São João Batista é conhecido como "o cemitério das estrelas". É também a necrópole que mais abriga tumbas de chefes de estado no Brasil, com, pelo menos, nove ex-presidentes da república. A aleia (rua) principal é chamada jocosamente de "Vieira Souto", em referência à luxuosa avenida de Ipanema. Ali se encontram alguns dos túmulos mais visitados do cemitério, como os de Tom Jobim, Luís Carlos Prestes e Santos Dumont. 

! O PADRE E O MORRO

Durante a década de 70, os projetos de reforma urbana no Rio de Janeiro entraram novamente em voga. O objetivo passou, então, a ser o desmonte das favelas das regiões nobres, levando seus moradores para regiões mais ermas da cidade. Na ocasião, o governo do estado enfrentou um grande opositor, o bispo D. Helder Camara, que, ao saber que o Morro D. Marta seria a próxima área a ser evacuada,, mandou avisar:” para entrar na favela, vai ter que passar pelo cadáver do padre.” A partir dessa fala, a comunidade ficou onde estava.

Previous Next

Dicas Culturais | BOTAFOGO

Previous Next

BAR BUKOWSKI

Casa dedicada ao rock, está aberta ao público aos finais de semana e vésperas de feriado com shows de rock e blues. Oferece, ainda o “clube do vinil”, um lugar onde você escolhe as músicas que quer ouvir.

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 270 - Botafogo

Telefone: (21) 2244-7303 / (21) 3546-8681

Site: www.barbukowski.com.br

Créditos da Imagem: Veja Rio

MORRO DONA MARTA

A comunidade Santa Marta, instalada nas encostas de Botafogo, conta com uma das vistas mais privilegiadas da Zona Sul. Para facilitar o acesso ao alto do morro, foi construído um plano Inclinado (bondinho) em 2008, com cinco estações. O trajeto possui 340 metros, é gratuito e o percurso total (da estação 1 a 5) leva 10 minutos.

Endereço: Rua São Clemente, na altura do número 307

Créditos da Imagem: Getty Images / Peeter Viisimaa

COMUNA

Espaço multifuncional, plataforma de convergência de diferentes ideias e projetos. Um lugar aberto, comum e colaborativo, abriga um bar & restaurante, um espaço expositivo, chamado Casamata e uma editora independente, a Bolha. Famoso pelos hambúrgueres e um “badalado esquenta para noitada".

Endereço: Rua Sorocaba, 585

Telefone: (21) 3029-0789

Site: www.facebook.com/comunacc

Créditos da Imagem: Comuna/Divulgação

CENTRO CULTURAL SOLAR DE BOTAFOGO

Instalado em um casarão erguido nas terras da antiga fazenda São Clemente e desabitado há anos, o imóvel data do início do século passado e foi transformado numa mostra permanente de arquitetura de interiores. Abriga um espaço com programação variada de teatro e música e o Bar Teto Solar.

Endereço: Rua General Polidoro, 180

Telefone: (21) 2543 5411

Site: www.solardebotafogo.com.br

Créditos da Imagem: www.solardebotafogo.com.br

Champanharia Ovelha Negra

Inaugurada em 2003, inspirada em casas de Barcelona, a Champanharia Ovelha Negra é o primeiro estabelecimento do Brasil destinado à venda exclusiva de espumantes nacionais e internacionais. A Ovelha “pulou a cerca” dos conceitos e pré-conceitos associados à bebida e oferece um espaço para degustação num clima descontraído.

Endereço: R. Bambina, 120 - Botafogo

Telefone: (21) 2226-1064

Site: www.champanhariaovelhanegra.com.br

Créditos da Imagem: Veja Brasil / Ligia Skowronski

Link: http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/bares/champanharia-ovelha-negra-29655
 

Refeitório Orgânico

Instalado desde 1999 em sobrado de dois andares, o restaurante é um oásis para vegetarianos ou para aqueles que simplesmente buscam uma opção de refeição mais saudável no meio de Botafogo. Serve opções à la carte e conta com mais de 40 pratos no bufê, com destaque para a feijoada vegetariana e o sushi vegano.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120 - Botafogo

Telefone: (21) 2537-0750

Site: www.refeitorioorganico.com.br

Créditos da Imagem: www.refeitorioorganico.com.br

Baixo Botafogo

Cercado por cinemas, o Baixo Botafogo é um aglomerado de bares que espalham suas mesinhas por uma calçada estreita da Rua Voluntários da Pátria. Recentemente, a abertura da parte nova da Rua Nelson Mandela, anexa ao metrô, com novos bares , restaurantes e delicatessen, contribuiu para confirmar a condição da região como um espaço boêmio.

Endereço: Rua Nelson Mandela próximo ao metro de Botafogo e Rua Voluntários da Pátria entre os números 10 e 88

Créditos da Imagem: Fernando Schlaepfer 

Cobal do Humaitá e Pólo Gastronômico de Botafogo

A Cobal é um espaço multiuso muito frequentado por cariocas com interesses diversos: do “Happy Hour” nos bares e restaurantes externos, às possibilidades de compras de produtos naturais, nacionais ou importados. Já o trecho formado pelas ruas Conde de Irajá, Capitão Salomão e Visconde de Caravelas possui um dos melhores polos gastronômicos do Rio, representado pelos estrelados Lasaai, Irajá, Oui Oui, Meza Bar, Il Borgo del Conte e Lima Gastrobar. A área também concentra outros estabelecimentos tradicionais, como o restaurante O Botequim, o Caravelas do Visconde, o Joaquina, o Rota 66 e o Manekineko (os 3 últimos dentro da Cobal do Humaitá).

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 448 (Cobal do Humaitá. As demais ruas indicadas ficam no entorno)

Créditos da Imagem: Raphaella Perlingeiro 

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Berço do festival “Humaitá Pra Peixe” na década de 90, o espaço ficou fechado por quase dois anos após um incêndio em 2007. Atualmente, o local recebe shows, exposições, festivais, peças e outras manifestações culturais.

Endereço: Rua Humaitá, 163

Telefone: (21) 2535-3846

Site: www.entresergioporto.com

Créditos da imagem: Wikidanca

Previous Next

Posts relacionados

  • O Rolé Carioca por quem foi à Santa Teresa Por Rolé Carioca, 03/10/2017

  • Um cinema de rua que deu certo graças aos moradores de Santa Teresa Depoimento de Fernanda Oliveira, 25/09/2017

  • O Rolé Carioca por quem foi à região do SAARA Por Rolé Carioca, 02/08/2017

  • O Rolé Carioca por quem foi ao Maracanã Por Rolé Carioca, 24/05/2016

BANNER FOOTER LOGOS