A região de Vila Isabel é um microcosmo do Rio de Janeiro: todas as tendências convivem lado a lado com as tentativas de construção de uma tradição carioca que foi se inventando ao longo do século passado: samba, poesia, França e Brasil, universidade terra dos operários e do morro dos Macacos. Fazia parte de uma das áreas do antigo Engenho Velho, que ocupava todos os limites do Centro até as regiões de Engenho Novo e Lins, e tornou-se o primeiro bairro planejado da cidade, em 1872, obra do Barão de Drummond. A Vila continua tendo um feitiço sem farofa*: mistura suas calçadas musicais à energia dos estudantes (Lá, em Vila Isabel, Quem é bacharel, Não tem medo de bamba*) e às tradições e renovações das comunidades que a formam. Seja intelectual, malandro, bamba ou curioso, vale a pena visitar Vila Isabel, bairro com nome de princesa e alma que revela a mais pura mistura carioca.
*trechos da música Feitiço da Vila, de Noel Rosa e Vadico
Criado recentemente para homenagear um dos principais poetas da Vila, o monumento busca reproduzir uma de suas músicas mais famosas, “Conversas de Botequim”. Bem próximo dali, o prédio da UERJ é a cara do Rio de Janeiro em sua pior face. Projetado para ser um hospital, sua obra foi abandonada e o local ocupado por populações expulsas do centro da Cidade, formando a Favela do Esqueleto. Assim foi, até que, no governo de Carlos Lacerda, a população foi desalojada e o espaço passou a constituir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Endereço: R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Funcionamento: 2a a 6a de 8h às 17h
Site: www.uerj.br
Créditos da Imagem: catracalivre.com.br
Em homenagem ao ex-prefeito do Rio, Pedro Ernesto Baptista, este hospital foi fundado há 50 anos, completando seu jubileu de ouro recentemente. Vinculado à UERJ, com o nome de Hospital Unversitário da UERJ.
Créditos da Imagem: Celso Pupo
No dia 19 de agosto de 1900, a capela de Nossa Senhora da Conceição de Lourdes é desmembrada da paróquia São Francisco Xavier e assim é criada a freguesia de Vila Isabel, por ato do Emmo. Sr. Arcebispo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Em 15 de fevereiro de 1902 é realizada a filiação da Confraria de Nossa Senhora de Lourdes à Arquiconfraria de Nossa Senhora de Lourdes, na França.
Endereço: Avenida 28 de Setembro, 200 - Vila Isabel
Funcionamento: 2a a 6a de 13h às 18h (os horários das missas variam de 7h às 20h – veja mais no site)
Site: www.basilicadelourdes.com.br
Créditos da Imagem: Emanuel Paiva
Funcionou durante mais de 40 anos na Rua Vinte e Oito de Setembro, esquina com a Visconde de Abaeté, um dos mais tradicionais bares do berço do samba.
Créditos da Imagem: www.petiscodavila.com.br
Imortalizado por Noel Rosa, o polo fabril de Andaraí e Vila Isabel foi muito importante para a cidade, desde a década de vinte até a década de sessenta. Em virtude da criação da fábrica, existem, ainda hoje, dezenas de casas que formam a vila operária em volta desse polo. A fábrica e o casario em frente e no entorno da mesma, fazem parte da área de proteção do ambiente cultural desde 1993.
Créditos da Imagem: Veja Rio
Sendo amigo do Imperador D. Pedro II, João Batista Viana Drummond, adquiriu as terras da Imperial Quinta do Macaco - vale adjacente ao Morro dos Macacos- da Princesa Isabel, por 120 contos de réis. Ao viajar para Paris na época, ficou impressionado com a arquitetura daquela cidade francesa, decidindo assim, urbanizar a área nos moldes de um bairro francês, inclusive, abrindo um “boulevard”, fazendo referência à Lei do Ventre Livre.
Créditos da Imagem: Flickr / Wikimapa
João Batista Viana Drummond gostava muito de animais, abrigando, em sua residência, diversos espécimes. Tinha autorização para importá-los e criou o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, em 1888.
Endereço: Avenida 28 de Setembro, 238 - Vila Isabel
Funcionamento: Diariamente de 8h às 17h
Telefone: 3294-8511
Créditos da Imagem: Eliane Carvalho
259 músicas em sete anos. Todas muito boas, algumas obras-primas. Muitas fizeram sucesso, animaram carnavais, tocaram incessantemente no rádio. Noel Rosa (1910-1937), franzino, mulherengo e boêmio, nascido na Vila Isabel pelo fórceps que lhe marcou o queixo, era gênio. Elevou as letras de samba ao patamar de poesia - poesia satírica, amorosa, social.
O nome artístico de Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, surgiu da relação histórica entre o artista, a Unidos de Vila Isabel e o samba. Envolvido nos enredos da escola, criou o samba Kizomba “A Festa da Raça”, garantindo à Vila Isabel o título de campeã do Carnaval das Escolas de Samba do Grupo Especial do ano de 1988, fato que se repetiria em 2009 e 2013.
Você sabia que o “jogo do bicho” já foi legal e nasceu em Vila Isabel? Apaixonado pelos animais, o Barão de Drummond, apoiado pelo imperador, criou, durante o Império, o primeiro zoológico do Rio de Janeiro. No entanto, após a declaração da República, o espaço teve seu subsídio retirado. Para manter o zoológico o barão incentivou uma “ jogatina” que acabaria se tornando febre no Rio de Janeiro: o “jogo do bicho”, com sorteios diários em dezenas que representavam os animais. O Zoo foi transferido mais tarde e hoje esse local é ocupado pelo parque recôncavo do trovador.
O bairro é repleto de referências ao movimento abolicionista, a começar por seu nome, uma homenagem à Princesa Isabel. A vila que o empresário Drummond mandou projetar em 1872 tinha ruas retas e uma grande avenida, que recebeu o nome de Boulevard 28 de Setembro, em comemoração à data da assinatura da Lei do Ventre Livre, em 1871. O segundo logradouro mais importante do bairro foi denominado Teodoro da Silva, que havia participado da assinatura da Lei Áurea com a Princesa Isabel.
Para conseguir partituras de boas músicas brasileiras no Rio de Janeiro, basta passear no bairro da Vila Isabel, na Rua 28 de Setembro. Nas calçadas encontram-se, desenhadas com pedras, as pautas de 20 músicas, consideradas as mais significativas da MPB pelo cantor e pesquisador Almirante. Este ornamento foi feito por um mutirão de moradores da Vila e foi idealizado pelo Lions-Club da Vila Isabel, em 1964. Dentre as partituras, estão as das músicas “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Cidade Maravilhosa ” de Andre Filho; “Feitiço da Vila” de Noel Rosa e Vadico, “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga.
O carinho dos moradores pela escola é tão grande que, depois de perder sua quadra em 1988, a Unidos de Vila Isabel realizou seus ensaios na rua e venceu seu primeiro campeonato no Carnaval do Grupo Especial. Agora, sua quadra está modernizada e tem capacidade para 11 mil pessoas em 4 mil metros quadrados de área construída. No local, costumam ocorrer shows de grandes artistas e bandas pertencentes ao projeto "Casa de Bamba".
Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 382 - Vila Isabel
Telefone: (21) 2283-1744
Site: https://www.facebook.com/unidosdevilaisabeloficial/
Créditos da Imagem: Ghustavo de Sá
Oferece porções de frutos do mar que servem até 5 pessoas. As premissas do “Siri” são eficiência, rapidez e fartura.
Endereço: Rua dos Artistas, Loja 2 - Vila Isabel
Telefone: (21) 2208-6165
Email: restaurantesiri@yahoo.com.br
Site: www.restaurantesiri.com.br
Créditos da Imagem: www.apontador.com.br
Ao lado do Parque Recanto do Trovador, ocupa o lugar do antigo zoológico de Vila Isabel e atende cerca de 2.500 pessoas em atividades recreativas, de iniciação e treinamento em várias modalidades esportivas, com salas que são utilizadas para dança, lutas e patinação artística, além de pista de atletismo composta por quatro raias com 200 metros de extensão, com reta para salto triplo.
Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel - Vila Isabel
Telefone: (21) 3294-8511
Créditos da Imagem: blogdoceacavila.wordpress.com
Inaugurado em 1997, o Teatro Odylo Costa Filho tem capacidade para 1.106 espectadores, possui acústica privilegiada e palco com excelentes dimensões evisibilidade perfeita de qualquer lugar da plateia, além de apresentar qualidades técnicas que o tornam um dos melhores espaços cênicos do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524
Telefone: (21) 2334-0681
Créditos da Imagem: www.teatroriachuelo.com.br