O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Recebeu sedes provisórias, como o Palácio Gustavo Capanema, até ser instalado no edifício reconhecido como um marco da arquitetura moderna mundial, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, em uma área doada pela Prefeitura.
Foto: Thiago Diniz
Um dos reflexos do projeto do início do século XX de transformar a cidade na “Paris nos Trópicos”, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909, é um dos mais importantes teatros brasileiros e da América do Sul, palco de grandes concertos, óperas e balés. O local foi também marco de importantes acontecimentos para a história da resistência negra carioca, com a presença da bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista (primeira mulher negra a integrar o corpo de baile da instituição) e a estreia do Teatro Experimental do Negro em 1945.
Fotos: Thiago Diniz
Um dos marcos culturais situados na Lapa é a Sala Cecília Meireles, inaugurada em 1965, e assim denominada em homenagem à escritora, jornalista, professora e pintora Cecília Meireles, considerada uma das mais importantes poetas do Brasil. O edifício teve diferentes funções ao longo da história e atualmente é uma das mais tradicionais salas de concertos do país, reconhecida por sua acústica, uma das melhores da América Latina.
Foto: Thiago Diniz
Sediada na Fundição Progresso, a Orquestra Petrobras Sinfônica é uma das mais conceituadas do país e da América Latina, criada em 1972 pelo maestro Armando Prazeres e impulsionada através da parceria com a Petrobras, grande investidora no campo das artes. Com mais de 80 instrumentistas e sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos, oferece projetos socioeducativos e muitos concertos gratuitos e a baixo preço que democratizam o acesso à música clássica dialogando com a música popular.
Adjacente ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) está o Aterro do Flamengo, um dos maiores marcos paisagísticos e complexos de lazer da cidade, que assim como o museu contém jardins projetados por Roberto Burle Marx, sempre mencionado quando o assunto é o paisagismo modernista no Brasil. No entanto, pouco se fala de Lota de Macedo Soares, arquiteta e urbanista autodidata que idealizou e coordenou a equipe do projeto responsável pela criação do Aterro do Flamengo.
O Quadrilátero Cultural da Cinelândia, criado a partir de uma lei proposta pela Câmara de Vereadores (Lei 7.895/2023), foi recentemente incluído no roteiro turístico e cultural do município. O objetivo é promover a integração entre prédios históricos como Theatro Municipal, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal e o Palácio Pedro Ernesto situados na Cinelândia, para preservar a história e garantir melhorias na infraestrutura desses que há anos fazem parte da vida da população.
Ao longo da história do Brasil, muitos homens foram homenageados em papéis-moedas, mas apenas duas mulheres: Princesa Isabel e Cecília Meireles. Esta última ficou estampada nas de 100 cruzados que circularam entre 1989 e 1992, tornando-se a primeira e única literata a estampar uma cédula nacional. Na parte de trás da nota, havia uma gravura representando o universo lúdico da criança no momento da aprendizagem.
O prédio da Fundição Progresso, sede da Orquestra Petrobras Sinfônica, foi construído em 1881 e abrigou até 1976 a Fábrica de Fogões Progresso que produziu diversos produtos de ferro, aço e outros metais. Devido a um projeto de construção de uma grande avenida, a fábrica foi desapropriada para demolição, mas na década de 1980 um grupo de ativistas culturais conseguiu a posse e financiamento para transformar o espaço em centro cultural e casa de espetáculos.
A Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga em atividade no país, que funciona como centro de patrimônio e memória audiovisual, está aberta ao público para a exibição de diversos filmes. A programação pode ser acessada através do link https://mam.rio/cinemateca/agenda/este-mes/
A premiada Focus Cia de Dança, com diversos espetáculos em seu repertório apresentados no Brasil e em vários outros países, é um sucesso de público! A sua sede na Praça Tiradentes se consagrou como um centro de referência da dança contemporânea. Através do instagram @focusciadedanca é possível acompanhar a programação e as ações da companhia.
Podcast desenvolvido pela equipe da residência Pesquisa em artes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que recebe no museu artistas e pesquisadoras criando situações de diálogo entre profissionais do campo da arte e contribuindo com a formação desses profissionais e seus posicionamentos frente às dinâmicas de se fazer e circular arte. Para ouvir os episódios, acesse https://mam.rio/podcast-pesquisa-em-artes/